sexta-feira, 19 de março de 2010

MENSAGEM DA CÉLULA: OS FILHOS DA PAZ DEPENDEM DE DEUS

Tiago 4.15: Ao invés disso, deveriam dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.

Inicie este estudo lendo Tiago 4.13-17. A seguir, dê oportunidade para que as pessoas presentes compartilhem algum projeto ou alvo que tenham para atingir dentro de no máximo um ano. Todos temos projetos, alvos. Aprendemos a planejar com o próprio Deus.

Os projetos de um servo de Deus têm uma característica específica. Isto está muito claro em Tiago. Reconhecemos nossa total dependência de Deus. Sabemos que tecer planos deixando Deus de fora é o pior dos equívocos. De acordo com Tg 4.13, há pessoas que planejam viagens, negócios, lucros... mas se esquecem que o homem sem Deus não pode garantir o seu amanhã (v. 14).

Quem deixa Deus de fora de sua vida é chamado de louco. O próprio Deus chamou de louco a um homem rico que planejou sua vida sem reconhecer a necessidade de ligar-se a Deus (Lc 12.13-21).

Note que em Tiago, os planos para um ano são: viajar, trabalhar e lucrar. Em Lucas 12, os planos do homem a quem Deus chamou de louco eram: descansar, comer, beber e festejar. Temos, portanto, sete atividades que, essencialmente, não são pecado. Deus mesmo mandou descansar (“sábado” quer dizer “descanso” em hebraico). Ele nos promete dar o melhor fruto da terra para nos alimentar. Ele estabeleceu diversas festas para seu povo alegrar-se. Não é difícil entender que o terrível engano não está nestas atividades, mas sim na “vanglória maligna” de achar que se pode viver sem Deus.

Não viva do jeito que o Diabo gosta! Tiago chamou esta atitude de planejar uma vida longe de Deus de “vanglória maligna”. Você sabe que o autor deste livro, Tiago, era irmão de Jesus (embora ele se apresente no início do livro como “servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo). Tiago convidou seus leitores a uma reflexão sobre a incerteza da vida sem Deus. Ele usa uma metáfora muito simples para expressar a brevidade da vida: “Que é a sua vida? Vocês são como a neblina...” (Tg 4. 14).

Somos muito carentes e dependentes de Deus. Porém, muitas pessoas se esquecem disto ou mesmo nem reconhecem isto. Esta falsa segurança é chamada por Tiago de “vanglória maligna”. É maligna porque atende aos interesses do Maligno. Ou seja, quem tece planos e expulsa Deus de sua vida, faz do jeito que o Diabo gosta.

Deixe Deus dirigir sua vida! A vontade de Deus é que você se ligue a Ele e submeta-se a vontade dEle. Devemos planejar nossas vidas nos termos de Tiago 4.15: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. Lembre-se ainda da Parábola do Rico Insensato, quando Deus chamou o homem rico de louco, o fez porque naquela noite a alma daquela pessoa lhe seria pedida e ela não tinha aliança com Deus.

Ter aliança com Deus significa estar completamente a mercê da vontade do Senhor. Quer dizer que Deus tem toda a liberdade de guiar nossas vidas. Quem se deixa guiar por Deus nesta vida pode ter a certeza que também será guiado por Ele no final da vida.

Jesus disse que o Diabo mata pessoas (cf. João 10.10). Quem são as pessoas a quem o Diabo mata? Pessoas que não têm aliança com Deus. Está mais do que na hora de você aliançar-se com Deus e deixar que Ele dirija seus passos e seja Senhor dos seus planos.

Conclua este estudo orando com as pessoas presentes à sua célula, reafirmando a aliança que têm com Deus. Dê oportunidade aos novos de se entregarem de todo o coração a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERSÍCULO DO DIA

Caiam mel ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. (Salmos 91:7)

( Clique aqui Bíblia)

Gospel Prime

SEJA UM DE NOSSOS PARCEIROS

SEJA UM DE NOSSOS PARCEIROS
FAZENDO MISSÕES NA AMAZÔNIA

MISSÕES

MISSÕES
AMAZÔNIA O NOSSO ALVO