terça-feira, 25 de agosto de 2009

Edificando um altar no meio da tormenta

por Márcio Bettecher
Esdras 3:1-3:

1 CHEGANDO, pois, o sétimo mês, e estando os filhos de Israel já nas cidades, ajuntou-se o povo, como um só homem, em Jerusalém.
2 E levantou-se Jesuá, filho de Jozadaque, e seus irmãos, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos, e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecerem sobre ele holocaustos, como está escrito na lei de Moisés, o homem de Deus.
3 E firmaram o altar sobre as suas bases, porque o terror estava sobre eles, por causa dos povos das terras; e ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor, holocaustos pela manhã e à tarde.
O ano era de 538 antes de Cristo. Ciro , o rei da Pérsia, havia derrotado o rei da Babilônia, e libertou os cativos de Israel liberando-os para voltarem a Jerusalém e edificarem sua cidade. Então alguns dos homens tementes a Deus, agora com o coração ferido pela guerra contra seu povo, com o País destruido, muitos mortos pela guerra que se findara, estes homens agora renovam sua aliança com o Senhor e edificam um Altar para louvar ao Deus de Israel.

Na tradução “Revista e Atualizada”, o versiculo 3 diz o seguinte “Firmaram o altar sobre as suas bases; e, ainda que estivessem sob o terror dos povos de outras terras, ofereceram sobre ele holocaustos ao Senhor, de manhã e à tarde”.

A lição que tenho deste momento da história de Israel é impressionante e de grande valia para nossas vidas hoje, nos tempos de modernidade.

Talvez você esteja andando nos destroços e corpos mortos de uma Guerra que acabou de ser travada na sua vida.
Um emprego que você perdeu, um ente querido que morreu, um cônjuge que te deixou. Esta vida é uma guerra mesmo. Enquanto estamos aqui, nossas almas “gemem” pela volta de Cristo e a total redenção de toda alma. Talvez sua decepção com alguém que você ama esteja marcando sua vida com cicatrizes profundas.

E como se não bastasse, pessoas ao seu redor estão querendo invadir seu território e acabar de saquear o que restou de sua tragédia, como se fossem urubus na carniça. Você, que acabou de ser marcado pela dor, e ainda vem alguém e pisa na sua ferida, e ri de você …
E ainda no lado espiritual, Satanás, o inimigo de nossas almas, faz de tudo para arrastar você para o lado do mal, do pecado. Sabendo que você está fraco, oferece-lhe o pecado em forma de algo que seja agradável aos seus olhos, tentando fazer você sucumbir aos prazeres deste mundo.

Mas o que aprendo com os filhos de Israel neste texto acima é que mesmo quando estamos no pior momento de nossas vidas, devemos “Levantar um altar ao Senhor e louvá-lo !!!! Mesmo diante de uma tempestade de calamidades, devemos adorar a Deus.

“Oferecer Holocaustos pela manhã e a tarde” (v.3) é fazer um todo esforço mental e físico para agradar a Deus. Pela manhã e a tarde é o momento que estamos trabalhando, tendo contato com as pessoas no trabalho ( seja trabalho em escritório, na rua, trabalho domestic etc), contato com pessoas na vizinhança, nas ruas etc. Quando agradamos a Deus em nossas vidas, também é um modo de oferecer louvor a Deus, como diz Mat 22:37 “… Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento”.

Não deixe a tristeza te abater. Levante um Altar para Deus pela manhã e a tarde, todas as vezes que a dor tentar te alcançar. Deus ouvirá dos céus e te dará a vitória em tempo oportuno.
Abraço cordial em Cristo Jesus, nosso Senhor e Rei Eterno.
Márcio C. Rossi Bettecher é Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, além de formado em Administração de Empresas e Pós Graduado em Recursos Humanos. Congrega na Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERSÍCULO DO DIA

Caiam mel ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. (Salmos 91:7)

( Clique aqui Bíblia)

Gospel Prime

SEJA UM DE NOSSOS PARCEIROS

SEJA UM DE NOSSOS PARCEIROS
FAZENDO MISSÕES NA AMAZÔNIA

MISSÕES

MISSÕES
AMAZÔNIA O NOSSO ALVO