sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A diferença entre 'ouvir' e 'escutar'

É muito comum hoje em dia a população não fazer diferença entre estas 02 palavras: "ouvir" e "escutar". Porém, ambas são absolutamente distintas entre si.

Quando falamos em "escutar", trata-se de algo mais superficial, onde aquilo que se chega aos ouvidos não necessariamente é assimilado. Logo, não é absorvido como conhecimento/aprendizado, não faz diferença alguma. E, no instante seguinte, é absolutamente esquecido.

É muito comum se ouvir dizer: "Eu acho que já escutei isto antes". Esta expressão é muito comum, realmente, de pessoas que "escutaram" algo, porém, como de fato podemos observar não foi assimilado, tanto que gera-se apenas uma vaga lembrança de: "parece que eu já ouvi isto antes, porém, não lembro muito bem se foi isto mesmo... é apenas uma vaga lembrança".

Quando ouvimos algo, isto sim faz toda a diferença. Ouvir vai mais além. Ouvir envolve prestar atenção, interesse..

Ao se ouvir algo, aquilo que se ouve entra em nosso intelecto e gera um efeito de transformação. Você começa a pensar naquilo que se ouviu, você guarda aquilo que ouviu e isto te faz: aprender, refletir. Quando ouvimos algo geralmente aprendemos.

Exemplo: Se estamos tendo alguma atitude errada em determinado momento, e ouvimos algo que nos mostra tal erro, aprendemos e automaticamente identificamos onde erramos e procuramos corrigi-lo.

Se estamos certos em algo e "ouvimos" alguém falando alguma besteira para outrem, identificamos que tal fato está sendo ensinado errado e procuramos não praticar tal erro. Pois há um conhecimento.

Exemplo de "escutar": Geralmente uma criança que está fazendo alguma besteira (colocando a mão na tomada), a mãe vira e diz: "menino, não coloca a mão aí que você vai se machucar". A criança não ouve, apenas escuta e finge que não escutou. Logo ela não assimila/aprende isto. E, no instante seguinte ela vai e enfia o dedo na tomada. O que acontece? Ela leva um choque, começa a chorar e só assim aprende.

A mesma coisa se dá em relação ao Evangelho de Jesus Cristo para conosco.

A Bíblia (Deus) já nos diz deeesde antes, há mais de 2.000 anos atrás: "A fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra de Deus." (Romanos 10:17)

Ora, Deus excelentemente sábio, já conhecedor e sabedor de todas as coisas nos alertou de antemão nos dando o antídoto para que tenhamos uma vida de fé. E isto só se dá pelo conhecimento da Palavra. Conhecimento este que só alcançamos se estudarmos a Bíblia. Como ouvimos a Palavra? Apenas quando alguém a cita para nós? Resposta: Não!! Ouvimos a Palavra quando a lemos estudando, meditando nela dia após dia. Deus nos deu entendimento, alfabetização, tempo (sim tempo) e etc. É obrigação do ser humano estudar o manual do Crente (Bíblia). Afinal, conseguimos passar uma semana ou 03 dias absolutamente sem comer e sem beber nada? Se assim fizermos imediatamente ficaremos fracos, desmaiando, anemicos, doentes e vulneráveis a zilhões de doenças (imunidade baixa). Nossa alma também precisa de alimento diário - a Palavra de Deus, senão morremos espiritualmente, ficamos anêmicos espirituais, e doenças espirituais não são necessárias.

É preciso esperar queimar o dedinho na tomada para ouvirmos? Não! Obedeçamos antes.

Já disse Deus: "O temor do Senhor é o princípio da Sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam..." (Salmos 111:10)

A Salvação é individual. Absolutamente individual. O esforço é individual. A caminhada é individual. As atitudes para com Deus são individuais. As experiências com Deus são individuais. Ninguém será salvo por esforço de um parente. Ninguém será salvo porque há um crente em sua família.

Deus é amor! Deus te ama! E Ele só quer o teu bem.

"Examine-se pois o homem a SI mesmo..." (1 Coríntios 11:28)

Que possamos aprender a NOS examinar e procurar a aperfeiçoar NOSSOS PRÓPRIOS caminhos diante de Deus. Julguemos a nós mesmos e tenhamos a coragem, humildade e atitude de andarmos para frente, aparando as arestras para com Deus.

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas" (Apocalipse 2:29)

Que Deus abençoe a todos. E que a Palavra de Deus gere frutos dentro de cada um.

A DIFERENÇA ENTRE "OUVIR" E "ESCUTAR"

Autor: Raquel Louback

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERSÍCULO DO DIA

Caiam mel ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. (Salmos 91:7)

( Clique aqui Bíblia)

Gospel Prime

SEJA UM DE NOSSOS PARCEIROS

SEJA UM DE NOSSOS PARCEIROS
FAZENDO MISSÕES NA AMAZÔNIA

MISSÕES

MISSÕES
AMAZÔNIA O NOSSO ALVO