terça-feira, 21 de dezembro de 2010

NOSSA HISTÓRIA

De Wesley à IDPB


Começaremos pelo século XVIII, onde João e Carlos Wesley, preocupados com a degradação moral da Inglaterra partiram para o ataque a toda sorte de injustiça, miséria, bebedeira e declínio moral da sociedade e da Igreja Anglicana, que já tinha se dobrado ao capricho da Monarquia.


Sem querer formar uma nova igreja, Wesley formou o Clube dos Santos na Universidade de Oxford e, a partir daí, influenciou toda a nação inglesa com o seu avivamento integral.


Os sermões de Wesley eram voltados para a busca da santidade, arrependimento dos pecados, oração, meditação na Palavra de Deus.


João Wesley realizava cultos ao ar livre nas praças públicas. Em janeiro de 1739 os irmãos Wesley se reuniram para um culto de Celebração para o ano novo, sendo que ao final do culto George Whitefield exclamou “um verdadeiro pentecoste”.


O avivamento ocorrido na Inglaterra no século XVIII abriu caminho para os outros avivamentos que aconteceriam anos depois.


Esses movimentos espirituais contribuíram e aplainaram o caminho para o avivamento que aconteceria no início do século XX, e que mudaria em menos de cem anos o rosto da igreja evangélica mundial. O avivamento da Rua Azusa, em Los Angeles, no início do século XX.


No século XX, Deus chamou duas pessoas para realizar a sua obra e que marcaria em definitivo a face da igreja evangélica mundial, trata-se de Charles Fox Parham e William Joseph Seymour.


A Igreja Metodista no final do século XIX era a maior igreja dos EUA. Parham e Seymour eram pastores dessa igreja. Ambos buscavam mais santidade para suas vidas e resolveram se unir ao Movimento da Santidade iniciado por Wesley. Foi a partir desse momento que Parham se dedicou a estudar sobre o livro de Atos, e em particular sobre o Espírito Santo. Para melhor fazê-lo fundou uma escola Bíblica em Topeka Kansas e em Houston Texas. Ambas as escolas se dedicaram no estudo sobre santidade, curas, consagração, arrependimento, etc.


Parham viajou para pregar em Kansas City, e deixou uma tarefa para os alunos: Qual a evidência que a Bíblia mostra do batismo no Espírito Santo? Ao retornar em 31/12/1901, todos chegaram a mesma conclusão: o falar em outras línguas.


No dia 03/01/1902, Parham foi batizado no Espírito Santo.


A partir desse instante, Parham levou a pregação sobre o batismo no Espírito Santo a diversos lugares dos EUA, mas não foi com o primeiro teólogo pentecostal que o avivamento da Rua Azusa explodiu. O pavio da explosão do avivamento pentecostal foi aceso por Parham, mas a explosão aconteceu na mão de um cristão negro, cego de um olho, filho de escravos, chamado William Joseph Seymour.


Seymour foi aluno na escola Bíblica de Houston. Lá entrou em contato com os ensinamentos de Parham sobre santificação, Espírito Santo, arrependimento, etc. Nessa mesma escola estudava Nely Terry uma cristã também negra, que era membro da Igreja dos Nazarenos, e depois foi para Los Angeles.


Em Los Angeles falou de Seymour para os membros da igreja, o resultado foi um convite para que viesse pregar na Igreja dos Nazarenos em Los Angeles. A pregação foi uma catástrofe para Seymour, ele foi expulso da igreja.

Um grupo de crentes batista o convidou para pregar sobre o batismo no Espírito Santo em sua casa a Rua North Bonnie Brae, 214.


Nessa casa começa o avivamento pra valer. Em 09/04/1906, o poder de Deus encheu a casa e, sete pessoas foram batizadas no Espírito Santo. Com esse acontecimento o lugar ficou pequeno, e alugaram um prédio na Rua Azusa, 312, em Los Angeles, que estava abandonado há alguns anos, e que já tinha sido utilizado como Igreja Metodista, mas agora estava cheio de entulho. Aproveitariam algumas tábuas para fazer bancos, e duas caixas de madeira uma sobre a outra, servia de púlpito. Foi nesse lugar que a Shekinah de Deus, derramou abundantemente o seu Espírito. Estava inaugurado o Avivamento Pentecostal da Era Moderna. Em apenas três anos o avivamento da Rua Azusa e o fogo do Espírito Santo já tinha se espalhado por todos os EUA, este avivamento deu origem as várias denominações, que se encarregaram de espalhar a chama pentecostal por todo o globo terrestre. Uma dessas organizações, fundada em 30/12/1919, foi a Pentecostal Church of God of América (Igreja de Deus Pentecostal da América). Seu primeiro presidente escolhido foi John C. Sinclair.


Sinclair foi o primeiro a receber o Batismo no Espírito Santo, quando a mensagem do falar em línguas estranhas foi trazida para Chicago.


Sinclair e William Durham viajaram para Los Angeles, e este recebeu o batismo no Espírito Santo. Ao retornarem para Chicago, a igreja de Durham tornou o ponto de referência no avivamento naquela cidade, influenciando vários líderes.


Naqueles anos de avivamento, muitas igrejas pentecostais foram organizadas. Em 30 de Dezembro de 1919, um grupo de sete homens, se reuniu para orar, e logo que terminou o período da oração, fundaram a Pentecostal Church of God of América, elegendo como seu primeiro presidente o irmão John Chalmers Sinclair.


No ano de 1956, a PCG envia os primeiros missionários ao Brasil para fundar a IDPB, o que só aconteceu oficialmente em 01/07/1957. Eis aí a nossa orígem.


Abimael de Castro Pessoa

Pastor e Historiador da IDPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERSÍCULO DO DIA

Caiam mel ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. (Salmos 91:7)

( Clique aqui Bíblia)

Gospel Prime

SEJA UM DE NOSSOS PARCEIROS

SEJA UM DE NOSSOS PARCEIROS
FAZENDO MISSÕES NA AMAZÔNIA

MISSÕES

MISSÕES
AMAZÔNIA O NOSSO ALVO